O Jardim das Qualidades

Uma Abordagem para a Ecologia Interior

Referência⇔Limitação

Referência Essa é uma flor fundamental em processos de educação e crescimento. Há uma diferença abissal entre fornecer referências e dar limitações, ao tentar impedir a curiosidade natural do outro mesmo que seja para o seu próprio bem.

Limitação Isto acaba por criar um padrão de incapacitação que impede o desenvolvimento pessoal, por meio dos famosos: “não suba aí, que você cai”; “não faça isso, você vai se machucar”; “não mexa aí, isso não é para você”, “não seja burro” (o que também é um desrespeito ao valoroso animal), e por aí vai um modo corrente de educação, criando seres medíocres, submissos e problemáticos a partir de almas maravilhosas e cheias de grandeza, sabedoria, de talentos únicos e insubstituíveis, que precisavam apenas de referências acerca de como atuar e se manifestar nessa realidade, na cultura e na sociedade em que vivem.

Para permitir que a flor se desenvolva, faça um bom uso do poder da fala e dos exemplos — bons pais e mães, educadores reconhecidos sabem disso — se reflete na forma suave e firme com que oferecem as ‘referências’: “olhe, preste atenção ao subir aí; observe, há galhos firmes que aguentam seu peso, teste antes; há galhos secos, esses, nem pensar; suba mais por perto do tronco central, e olhe o mundo lá de cima...”; “ah, você está querendo mexer com isso? Hum, lembra daquela cicatriz que lhe mostrei outro dia, e que você sabia que devia ter doído muito? Pois é, se mexer com isso sem atenção e o devido cuidado, pode acontecer com você. Quer que lhe mostre como se faz?”; “ah, você também quer um pedaço disso? Na verdade, isso tem outra finalidade, é para outro momento/pessoa. Mas, o que podemos fazer é, ou esperar um pouco e compartilhar; ou então, veja só: surpresa, eu sabia que você/criança ia querer, e providenciei um só para você!” Coisas simples e fáceis de resolver, que preparam seres respeitosos, atentos, inteligentes e empreendedores. E que trazem também o benefício de ampliar as formas de expressão da sabedoria dos envolvidos na troca, tanto de quem aprende, como também de quem ensina.

Escolha outra carta

Compartilhe: