Responsabilidade Essa flor é quase irmã-gêmea da flor Passado<=>Presente, pois o não saber viver no presente implica numa falta de habilidade de responder às demandas... Estar presente em si, no aqui e no agora permite uma responsa-habilidade que só existe no PPP!! (ponto de poder pessoal). Na luz, eu aceito/acolho/admito o ser que sou, do jeito que sou agora, com disposição para refinar e aprender com meus atos, escolhas e decisões, erros e acertos, com uma responsabilidade tranquila de quem está fazendo o melhor, sem stress, sem julgamento, sem fofocagem, com atenção.
Culpa Como já visto na flor do Passado ao Presente, é um padrão psíquico-emocional que só interessa às forças da sombra, pois o não saber viver no presente implica numa falta de habilidade de responder às demandas — que estão acontecendo aqui-agora — criando um modo doloroso de impotência e fuga que é o sentir-se com culpa.
Para permitir que a flor se desenvolva, procure modificar seu padrão básico de lidar consigo, escolhendo aprender por amor e buscando aprender as leis sagradas que regem este modo de atuação, atitudes e comportamentos. Este conhecimento está disponível em muitas tradições espirituais e em alguns textos de psicologia profunda.