O Jardim das Qualidades

Uma Abordagem para a Ecologia Interior

Responsabilidade⇔Culpa

Responsabilidade Essa flor é quase irmã-gêmea da anterior (passado - presente), pois o não saber viver no presente implica numa falta de habilidade de responder às demandas — que estão acontecendo aqui-agora — criando um modo doloroso de impotência e fuga que é o sentir-se com culpa.

Culpa Como já visto na flor do Passado ao Presente, é um padrão psíquico- emocional que só interessa às forças da sombra. Na luz, eu aceito/acolho/admito o ser que sou, do jeito que sou agora, com disposição para refinar e aprender com meus atos, escolhas e decisões, erros e acertos, com uma responsabilidade tranquila de quem está fazendo seu melhor, sem stress, sem julgamento, com atenção.

Para permitir que a flor se desenvolva, procure modificar seu padrão básico de lidar consigo, escolhendo aprender por amor e buscando aprender as leis sagradas que regem este modo de atuação, atitudes e comportamentos. Este conhecimento está disponível em muitas tradições espirituais e em alguns textos de psicologia profunda.

Escolha outra carta

Compartilhe: