Presente é o único momento que existe, e este é um conhecimento comum a diversas tradições. É onde reside o Ponto de Poder Pessoal, aquele que é a fonte de todas as realizações, por estar ligado diretamente à fonte de energia — a vontade — e à realidade corrente da vida.
Futuro O futuro se refere a sonhos, desejos, metas de realização e, quando bem utilizado, serve como um agente de atração para as ações criativas do presente. Quando se insiste em viver no passado ou no futuro, duas coisas estranhas acontecem: em vez de você se ocupar e viver a realidade da vida extraordinária (que só é possível quando você conscientemente se focaliza no Ponto de Poder Pessoal), ou você se sente “pré-ocupado” vivendo no futuro — o que, sinto informar, é absolutamente inútil, pois gera uma poluição psíquico-emocional que as forças das sombras colhem para se reforçar — ou então você se sente culpado por ter feito ou deixado de fazer seja lá o que for — outra atitude inútil, que também vai engordar as forças das sombras. Isto, porque a energia que pode ser efetivamente utilizada é a que está na ação autêntica do presente.
Para permitir que a flor se desenvolva, focalize sua atenção consciente no momento presente, que é quando e onde dá para FAZER seja lá o que for, desde planejar criativa e conscientemente as atuações futuras — deixando espaço para a Graça Divina dar aquelas pitadas de surpresas e maravilhas — ou então aprender com as vivências passadas (identificando, sem julgar), destilá-las e disponibilizá-las sob a forma de sabedoria amorosa, o que dá um tempero fantástico e exclusivo à sua vida extraordinária.