ESCOLHAS E DECISÕES: "Coaching Ecologia Interior"

... esta Ã© uma forma de ajuda que interliga "alquimicamente" ensinamentos, conhecimentos e aprendizados vivenciais e acadêmicos de diversas fontes e tradições espirituais e culturais para o desenvolvimento e maestria do potencial pessoal e profissional: liderança, autoconhecimento, escolhas, estabelecimento de prioridades, tomadas de decisão e mudanças de hábitos. 

Ou em outras palavras: O que faço é ajudar pessoas em momento de dúvida cruel quanto ao que fazer com a vida - seja profissional, pessoal, afetiva, espiritual, etc e tal. Neste trabalho, auxilio na conexão com a sabedoria interior - aquela que tem a única resposta "que presta": que presta o serviço de mostrar o 'novo' rumo que a Vida está indicando / pedindo.

Para isto, uso "ouvir", "conversar" e "instrumentos criativos de comunicação intrapessoal“ para alinhar intenção, intuição e atenção em direção à decisão...

assista o vídeo:

- "Coaching ou mentoring" podem ser descritos como um relacionamento contínuo entre um facilitador que orienta, aconselha, prepara, e uma pessoa/cliente / grupo que aceita e precisa de apoio e ajuda em processos  -  seja de crescimento pessoal e/ou profissional, ou então em épocas de transição (outplacement, mudanças de interesse na vida, cria-atividade...)

O modo de trabalho envolve sonhos e sincronicidades, rituais e artes divinatórias / oráculos, bem como os conceitos de "Mitologia Pessoal" e as abordagens da "Investigação Apreciativa" e da "Ecologia Interior".

Entre em contato, para saber mais sobre a prática de como ativar intuição e criatividade para o encontro de soluções inovadoras E pragmáticas.

-  Tenho utilizado também a potencialização de processo promovida pela 'Mandalônica', para cura e harmonização de pessoas e ambientes (um exemplo de utilização):

mandalônica é uma ferramenta magnífica: a figura radiônica geométrica poderosa do octógono orientada segundo a Rosa dos Ventos ou os guás do Feng Shui para o hemisfério sul, e potencializada por "campos de consciência" (as cartas são representações de várias energias, conforme a necessidade do momento) Animais de Poder, Arcanjos, Anjos, Flores, Orixás, Alquímicas ou outras.

O trabalho pode evoluir bem também com a participação em

para que você e / ou sua equipe possam ter um acompanhamento para trilhar o padrão da Bem-aventurança com intuição e criatividade.

INDEPENDÊNCIA E VIDA!!!!

Agende uma conversa para descobrir mais => Entre em contato: basta enviar uma mensagem, ao final desta página)

Basicamente, o processo se refere a estabelecer formas de diálogo e um "plano evolutivo de ações":

  • Periodicamente se realiza um encontro para avaliação e ajustes, e o que se poderia fazer para melhorar ainda mais. Estes encontros podem ser por telefone e/ou pessoalmente.

Da prática, o 'processo' costuma se desenvolver em 'módulos' de 3 meses. Muitas vezes os 3 primeiros são para 'tirar o entulho de cima / fazer a escavação' (me permita uma linguagem metafórica...), e os 3 seguintes são para minerar e trabalhar a questão em si.

Atualmente, utilizando a mandalônica - que potencializa a "velocidade do processo" -, tem sido possível chegar a um resultado em 3 semanas. 

[Cartas de baralho são um instrumento poderosíssimo de amplificação da sabedoria pessoal/coletiva, e esta 'amplificação' é muitas vezes necessária quando não temos “habilidades sensitivas” ou não desenvolvemos ainda a capacidade de “escuta interior”, ou quando estamos numa situação em que a “zoeira exterior” é tanta que não permite ouvir nada. A atitude e/ou atuação escolhida a partir da utilização deste instrumento, para dar continuidade ao processo específico da consulta, é que testa a capacidade de validar o entendimento da mensagem. Isto, da mesma forma que o desenvolvimento de habilidades sensitivas (mediunidade, canalização, captação, intuição, clarividência, clariaudiência e quetais), requer prática e habilidade...]

Depois disto, é conveniente percorrer mais um módulo, pra refinar um filão pessoal significativo. Ou então para manter uma dinâmica de continuidade (ter alguém que 'entende as coisas extraordinárias que estão ocorrendo'), ou de vez em quando, uma conversa para deslindar um enrosco específico e depois continuar se virando (bem) sozinho/a.

-------------------------------------

WORKSHOP - utilizando a abordagem da MITOLOGIA PESSOAL (saiba mais adiante)

Para as pessoas que querem mudar o seu script de vida e retomar para si a responsabilidade por fazer  a sua vida chegar ao final mais feliz desejado! Os script são aquelas histórias interiores que contamos para nós mesmos, repetindo as mesmas novelas, muitas delas que não valem a pena ver de novo. São originários de histórias familiares, culturais e/ou espirituais nas quais, em geral, não se presta atenção.

Neste workshop você vai poder investigar

* Quais são os padrões ou mitos antigos que estão a interferir na sua vida atual;

* Quais são os mitos que sua capacidade de sobrevivência inventou (contramitos) pra poder reequilibrar estes "programas antigos, lerdos e vencidos";

* E sempre tem um momento mágico-misterioso nisso tudo, que é o partejar de seu novo mito (e que muitas vezes é seu 'mito original', relacionado com seus propósitos e missão de vida);

. Como facilitar as mudanças necessárias para a implementação deste script atualizado da sua versão autoral de ser humano adulto, sábio e amoroso.

----------------

COACHING E A TRILHA DA VIDA EXTRAORDINÁRIA

"Onde existo, que não existo em mim?", é uma pergunta que muitas vezes origina esta aventura, que leva ao reencontro consigo e com o próprio poder pessoal.

O caminho para isto requer disposição de bem aventurar-se por si, em busca de recursos mais saudáveis do próprio ser: talentos inexplorados, habilidade de transformar-se e de ampliar a capacidade de viver em mais harmonia e beleza, de saber lidar com o confronto, com perdas e, mesmo assim, de estar mais consciente, em paz, feliz.

Quem faz o papel de "facilitar" traz reflexões, histórias, técnicas e ferramentas criativas para orientar a liberação de hábitos obsoletos e de modos "viciosos" de falar e de tomar decisões, e também para descobrir novos caminhos e possibilidades - além de exaltar generosamente as vitórias conseguidas, pois muitas vezes a importância da façanha realizada passa despercebida.

Cursos também são formas de agilizar a mudança de paradigma necessária para adquirir a 'musculatura' emocional para a bem-aventurança.

A busca da felicidade é uma constante na alma humana; e saber se preparar para ser feliz é uma tarefa que depende de escolha pessoal!

Paradoxalmente, é preciso ensinar e "treinar" os diversos corpos - físico, emocional, mental e espiritual - para poder "aguentar" e manter a alta energia que advém deste estado elevado de ser e de viver.

Os cursos listados a seguir se prestam muito para trabalhos em equipe, pois a sabedoria do grupo é sempre maior do que a dos indivíduos.

SONHOS E SINCRONICIDADES

  • 6 reuniões com 'teoria' e prática de "técnicas" para acessar e entender as mensagens dos mundos sutis e da sabedoria interior (sonhos e acontecimentos sincrônicos e extraordinários);

  • 4 reuniões de "prática" das técnicas aprendidas - este módulo pode continuar, se for o caso.

  • reuniões semanais de 2h de duração.

"JOGOS SINCRONÍSTICOS"

  • 8 reuniões com 'teoria' e prática das várias modalidades das "artes divinatórias", para acessar e entender as mensagens dos mundos sutis e da sabedoria interior, e dos vários "mapas/modos de ser": utilização de baralhos para "ver melhor" caminhos de vida, decisões, e modos de potencializar o processo pessoal e profissional de evolução.

    • Cartas Xamânicas, Tarô, I Ching, e outros;

    • Jogo da Transformação;

    • O Jardim das Qualidades;

    • Caminhos Pessoais e Territórios Comunitários;

    • As Direções da Sagrada Roda da Donzela das Estrelas;

    • depois de 'conhecer' como estes 'campos de consciência' apresentam mensagens, é possível iniciar um estudo da mandalônica.

  • reuniões quinzenais de 2h de duração

AUTODESENVOLVIMENTO E AUTOCONSCIÊNCIA

  • Sugestões de temas-guia pra reflexão e prática:

    • As 4 Leis Sagradas
    • INTUIÇÃO E CRIATIVIDADE;

    • Os Anjos e o Campo da Fartura;

    • Os 8 Poderes e a Vida Extraordinária;

    • A Alquimia para o Êxtase;

  • reuniões mensais de 4h de duração, aos domingos das 9 às 13h

  • o que mais você gostaria de saber/ treinar-se para?

estes cursos dão a base - conceitos e ferramentas - para os trabalhos seguintes, como o programa de

MITOLOGIA PESSOAL

O programa do Mitologia Pessoal (baseado no livro de David Feinstein e Stanley Krippner) é uma ferramenta poderosa para percorrer as etapas de reconhecer, liberar e transformar mitos, sejam estes da esfera pessoal ou profissional.

Mitos Pessoais são crenças profundas que orientam nossas escolhas na vida e nossa visão de mundo. Tipicamente dão uma interpretação para o passado, trazem a compreensão do presente e fornecem uma guiança para o futuro.

Imaginar que a própria vida segue um enredo co-criado pela própria pessoa e por outros parceiros - e interferir criativa e adequadamente sobre o processo - leva a um estado que favorece o poder pessoal de escolher e estabelecer padrões de relacionamento mais significativos, atualizados e gratificantes.

Na vida profissional, descobrir os mitos - ou as histórias particulares subjacentes da organização (premissas e expectativas da época de fundação, principalmente quando estas entram em conflito com as perspectivas atuais de inovação) - permite acessar a possibilidade de reconciliação no cenário atual, e elevar a qualidade das interações da equipe.

--------------------------------------------

Depoimentos:

- cliente:

(...) Muito mais que os emails agradeço a convivência que tivemos durante anos. Tal convivência resultou em mudanças radicais em minha vida. Hoje estou muito feliz e cada vez mais realizado (com uma esposa formidável e uma filha linda - uma princesa).

Serei eternamente grato !!!!!

(M., em abril 2012)

- colega terapeuta:

Flavia Canellas Grinberg â€” Campinas, 10 de agosto de 2007

--> "Existem momentos na vida em que estamos dispostos às transformações, mas sem planejamentos definidos.

Existe apenas a decisão e a total abertura.

Foi num destes momentos que conheci, por intermédio de um médico muito querido, a Dra. Elaine com a qual vim a compartilhar idéias aleatórias de todo tipo, particulares e mundanas, profundas referências teóricas, e atendimentos clínicos de pacientes que eu acompanhava há alguns anos.

Dra Elaine é daquelas pessoas que não passam desapercebida em nenhum ambiente, e desde o primeiro encontro no consultório do Dr. Elson tive uma empatia completa com o seu ser e poder pessoal. Ela emana uma serena sabedoria, discrição e equilíbrio, e bastaram poucos minutos para que eu declarasse minha intenção: transferir a tutoria de meus pacientes a uma terapeuta, enquanto iria me dedicar ao meu doutorado. E foi assim que Elaine e eu demos início à nossa relação profissional. Trabalhamos como co-terapeutas com os nossos pacientes, ... 4 meses..., a eternidade..., o tempo curvilíneo exato ou inexato, meses que me proporcionaram uma experiência única.

Fui testemunha mais uma vez, por destino e por profissão, de atuação dessa terapeuta completa, resultado de um amadurecimento histórico pessoal e síntese de abrangente experiência e estudos de mitologias de diversas culturas, uma digna herdeira, até mesmo "neta de coração e inspiração", do Dr. C. G. Jung.

Síntese esta que retrata uma nova abordagem da saúde mental em todas as suas facetas: cognitiva, emocional, afetiva, profissional, com ênfase na qualidade da instrumentação desses potenciais na relação com o mundo.

A psicopatologia, seja ela de que referência teórica for, perde força com este olhar da "Ecologia Interior" proposto pela Dra. Elaine Vieira. As relações interdependentes dos ambientes natural, social e mitológico-pessoal apontam soluções, novos caminhos, formas de desconstrução de velhas armadilhas para a construção de uma nova relação individual e social planetária.

Em vinte anos de trabalho Elaine maturou uma abordagem única, lúdica, impermeável ao trágico diagnóstico acadêmico que rotula e ilude nossas possibilidades de reconhecer o ser maravilhoso que todos nós podemos verdadeiramente exercitar. Nós psicólogos de formação temos muito que aprender com a Dra. Elaine Vieira, espero poder partilhar muito mais com ela e seguir aprendendo."

14/01/2016


Comentários:

  1. Elaine

    se quiser agendar uma conversa, envie mensagem a seguir, utilizando o "comente este assunto"...

  2. Maria Alice

    Gostaria de saber mais sobre acompanhamento pessoal no processo de mudanças.

  3. Catia

    Elaine, li seu livro, uso com a equipe.
    Gostaria de conhecer o seu trabalho de coaching

  4. Ana Maria

    Gostaria de saber sobre o curso de Mitologia pessoal. H[a alguma turma a iniciar ?
    Moro em Campinas e gostaria de mais detalhes sobre o assunto.
    Obrigada
    Ana Maria

  5. Marcia Miura

    Lindo dia Elaine!
    Tenho interesse em adquirir o livro "O Jardim das Qualidades" 02 unidades e o livro dos "Orixás " 01unidade.
    No site da Taygeta somente comercializam e-book. Tenho interesse impresso em papel.
    Como faço para adquirir?
    Aguardo, grata!
    Marcia

  6. Teresa

    Comprei o livro Jardim das Qualidades, pela Estante Virtual pois queria o livro impresso e ele veio sem o baralho.... Tem como obter o baralho de flores? Grata, aguardo a resposta.


Comente esse assunto:

CAPTCHA