CURSOS

EM CAMPINAS, entre em contato (ao fim da p√°gina)

--------------------------------

MITOLOGIA PESSOAL E PROFISSIONAL

¬¨ Workshop: 6a √† noite (19 a 22h), s√°bado (das 9 √†s 18h), domingo (de 9 at√© 13h)

¬ Curso14 encontros semanais de 2 horas de duração, para grupos pequenos (4 a 6 pessoas)
(ajustes de ‚Äėmeia hora‚Äô a combinar com o grupo)

O programa do ‚ÄėMitologia Pessoal‚Äô (baseado no livro de David Feinstein e Stanley Krippner) √© uma ferramenta poderosa para percorrer as etapas de reconhecer, liberar e transformar mitos, sejam estes da esfera pessoal ou profissional.

=> assista uma entrevista com 'minha ancestral' (em meados da década de 90, Elaine Makray, meu nome na época), Mitos e Mitologia Pessoal.


Mitos Pessoais são crenças profundas que orientam nossas escolhas na vida e nossa visão de mundo. Tipicamente dão uma interpretação para o passado, trazem a compreensão do presente e fornecem uma guiança para o futuro.

Imaginar que a pr√≥pria vida segue um enredo co-criado pela pr√≥pria pessoa e por outros parceiros  -  e interferir criativa e adequadamente sobre o processo  -  leva a um estado que favorece o poder pessoal de escolher e estabelecer padr√Ķes de relacionamento mais significativos, atualizados e gratificantes.

Na vida profissional, descobrir os mitos ‚Äď ou as hist√≥rias particulares subjacentes da organiza√ß√£o (premissas e expectativas da √©poca de funda√ß√£o, principalmente quando estas entram em conflito com as perspectivas atuais de inova√ß√£o) ‚Äď permite acessar a possibilidade de reconcilia√ß√£o no cen√°rio atual, e elevar a qualidade das intera√ß√Ķes da equipe.

As etapas s√£o:

1 - identifica√ß√£o do ‚Äúmito obsoleto‚ÄĚ (ra√≠zes hist√≥ricas, mem√≥rias) ‚Äď celebrar e liberar;

2 - reconhecimento do ‚Äúmito emergente‚ÄĚ (utopia desej√°vel, possibilidades em desenvolvimento);

3 - intermedia√ß√£o entre mitologias  -  di√°logo criativo entre mitos, para levar a um ‚Äúmitoclisma‚ÄĚ, mudando o n√≠vel de compreens√£o do conflito;

4 - conex√£o e estabelecimento do ‚Äúnovo mito‚ÄĚ ligado √† realidade pessoal/profissional, aquele que traz a solu√ß√£o vi√°vel para o momento atual;

5 - elaboração do contrato e da ecologia de apoio à implantação do modo atualizado de interação.

--------------------------------

MITOS E SONHOS

workshops e curso seriado:

CURSO:

WORKSHOP:

fim de semana - 12h

O SONHO

√© um mensageiro do inconsciente e, na maioria das vezes, se expressa por met√°foras, s√≠mbolos e imagens, numa linguagem que segue outras "leis", indo muito al√©m do pensamento ''l√≥gico''. √Č uma das formas de se conectar com a paisagem interior, e verificar como anda a intera√ß√£o com a ecologia pessoal. Algo semelhante ocorre com o fen√īmeno da sincronicidade, que s√£o aquelas coincid√™ncias significativas, nas quais eventos aparentemente sem conex√£o se mostram extremamente ligados e trazem informa√ß√Ķes tamb√©m significativas para processos de escolha e de tomada de decis√£o. Mitos s√£o hist√≥rias resultantes duma elabora√ß√£o cultural, mecanismos comuns de comunica√ß√£o humana - essenciais e poderosos - que podem ser utilizados sempre que cren√ßas ou valores profundos s√£o expressos.

OS MITOS

são construídos a partir de acontecimentos históricos, mas raramente (se alguma vez) são literalmente verdadeiros - mas esta não é a questão. O ponto principal é que a história tem a capacidade de comunicar poderosamente um valor central. Essa história emerge da composição do material descritivo da comunidade e de seus líderes. Uma vez compostos, os mitos criam o "ambiente narrativo" no qual o grupo vive e no qual outros membros podem ser admitidos. A verdade e o poder vêm da natureza interpretativa da história, e não de tentativas de imposição ou de convencimento.

Viver segundo um padr√£o m√≠tico significa tornar-se consciente das origens pessoais e coletivas; consiste em buscar orienta√ß√£o em sonhos, imagina√ß√£o, e outras reflex√Ķes do ser interior, bem como em pessoas, nas pr√°ticas e institui√ß√Ķes mais inspiradoras da sociedade. Viver miticamente √© tamb√©m cultivar uma rela√ß√£o cada vez mais profunda com o universo e seus grandes mist√©rios.

WORKSHOP - objetivos:

lidar com alguns aspectos deste amplo campo dos conhecimentos humanos, por meio dos seguintes passos: trabalhar com algumas t√©cnicas de 'interpreta√ß√£o de sonhos e sincronicidades'; fazer um levantamento sucinto e uma reflex√£o apreciativa das lendas, mitos e contos de fadas presentes na cultura do grupo e sobre o significado destes nos processos pessoais; organizar as mem√≥rias, sonhos e reflex√Ķes numa "mandala dos 4 mundos"; verificar / partilhar os 'grandes significados' presentes.

Referências:

O Poder do Mito (Joseph Campbell);

Mitologia Pessoal (Stanley Krippner e David Feinstein);

livros, filmes, lembranças de lendas, mitos, contos de fadas e histórias da cultura que causaram impacto na vida dos participantes.

coordenação: Elaine Vieira, pós-doutorado em Estudos da Consciência pelo Saybrook Institute, San Francisco, CA-USA, sob a orientação de Stanley Krippner.

--------------------------------


RE-Começos e RE-Encontros

curso vivencial

Escolha cuidar tamb√©m da sua ‚Äėecologia interior‚Äô, pois disto depende a sustentabilidade de sua alegria pessoal!

   Venha reencontrar-se, praticar-se 

   artista e arteira de sua vida atual,

   perguntar-se e 'ouvir'

   quais s√£o as palavras que voc√™ ainda n√£o disse,

   quais s√£o os desejos que voc√™ ainda n√£o viu

   qual seria o novo rumo que (re)acende a chama

   de seu longo pavio...

 

Objetivo geral - Este curso proporciona a oportunidade de rever algumas escolhas que fizemos na vida e que j√° n√£o nos d√£o a mesma alegria e satisfa√ß√£o, seja por j√° terem sido atingidas, seja por n√£o interessarem mais, seja l√° por que for...

As din√Ęmicas dos encontros favorecem oportunidades de reflex√£o e de conversas, que ajudam naqueles momentos em que aparece a necessidade de mudan√ßa, mas n√£o sabemos para onde, ou o que fazer, ou at√© por n√£o temos coragem de dar o primeiro passo, ou o segundo.... ou o terceiro e assim vai. Mas n√£o √© preciso chegar no fundo do po√ßo, √© poss√≠vel encontrar uma rota mais agrad√°vel de ‚Äúse achar‚ÄĚ.

O trabalho conjunto ainda fornece as estruturas internas para colocar em ação os sonhos de vida, além de 'acordar' talentos e dons adormecidos que vão ajudar na realização dos sonhos atualizados.

Encontros seriados  - a sugest√£o √© de um encontro inicial, para apresenta√ß√Ķes e consulta aos or√°culos (para verificar qual √© a melhor seq√ľ√™ncia para o grupo formado), e depois combinar a freq√ľ√™ncia dos encontros, que podem ser mensais (viv√™ncias com dura√ß√£o de 4h, em 4 m√≥dulos), ou semanais: reuni√Ķes de 2h).

P√ļblico Alvo  -  pessoas que queiram aprimorar seu pr√≥prio estilo de vida - 

não há pré-requisito, a não ser ter uma atitude de perscrutar as vastas perspectivas dentro dos corredores obscuros da mente e do espírito.

--------------------------------

DEUSAS EM TREINAMENTO

A Guerreira Ferida e a Deusa - dois arquétipos femininos poderosos.

Um cansado e ferido; um radiante e curado.

Como a Guerreira ficou ferida? E como ela pode se transformar em uma Deusa?

Para responder a estas quest√Ķes, √© preciso primeiro compreender como a energia se move nos seres humanos, juntando hist√≥ria pessoal e etapas de processos de transforma√ß√£o.

Voc√™s s√£o ou foram uma boa esposa e uma boa m√£e, uma boa irm√£, uma boa filha, protegendo e sustentando a sua fam√≠lia. At√© agora, voc√™s t√™m expressado estes pap√©is utilizando muitas vezes a postura de um guerreiro. Voc√™s est√£o cansadas de lutar. Voc√™s exibiram as suas feridas da batalha orgulhosamente no passado, mas agora estas conquistas est√£o se tornando entediantes. A armadura √© pesada e voc√™s ambicionam remov√™-la para sempre. Talvez agora o anseio mais genu√≠no seja encontrar o ‚Äúpoder da Deusa‚ÄĚ dentro de si:

Deusa é bem simplesmente a incorporação do Divino em um corpo feminino.

Ela tem discernimento e age com integridade. Ela tem uma essência de paz interior que é inabalável. A Deusa irradia uma energia que é tão poderosamente bela, amorosa e suave, que os outros são atraídos para ela com um ímã. Inclusive você mesma...

 - workshops mensais com 4h de dura√ß√£o -

aos domingo, das 9h30 às 13h30

 Fa√ßa sua inscri√ß√£o, o grupo √© pequeno para garantir ‚Äúespa√ßo de crescimento‚ÄĚ (4 a 6 mulheres) 

13/01/2016


Coment√°rios:

  1. Claudia

    Ol√° Elaine!
    Conheci o seu site e achei muito interessante seu trabalho.
    Vc d√° palestras ou workshops breves?
    Gostaria de fortalecer o contato com vc, moro em Cuiab√°-MT.
    Abraços,
    Claudia Wanessa

  2. Elaine

    Ol√°!
    Sim, esses temas, todos, têm a versão workshop que pode ser apresentada a combinar num fim de semana (12h)
    Entre em cyber-contato!

  3. Alexandre Rizzo de Oliveira

    Ol√° Elaine,
    Gostaria de saber se há estudos acadêmicos sobre ecolgia interior, se sim poderia me indicar referências?
    Sou formado em Ed. Física pela Federal de Juiz de Fora, atualmente iniciando estudos para ingresso no mestrado.
    Desde já agrdeço a atenção.
    Att, Alexandre.

  4. maria de nazareth de souza frança

    Sou colega do curso medicina ancestral brasileira, tenho interesse em RELACIONAMENTO ENTRE MÃE FILHA ADULTA, um relacionamento íntimo, por favor me informe onde posso participar.

    Nazareth França.

  5. Cassia Mesquita

    Olá, Elaine. Me interessou muito o Deusas em Treinamento. Gostaria de saber se acontece em Campinas aos domingos e se posso participar para conhecer. Também gostaria de receber o texto completo da Suzanna Kennedy - Mulher Guerreira pra Mulher Deusa.

  6. Elaine

    Gostaria de saber se voc√™ faz um workshop com alguma din√Ęmica/viv√™ncia sobre o tema RE-Come√ßos e RE-Encontros - curso vivencial. Sou esp√≠rita, moro aqui em Sa√Ķ Jos√© do Rio Preto e todos os anos fazemos um evento chamado Humanizar.

    Abraços

  7. Terezinha

    Ol√° Elaine querida!
    Gostaria de receber o texto completo de Suzanna Kennedy - Mulher Guerreira pra Mulher Deusa.
    Grata, grande abraço!


Comente esse assunto:

CAPTCHA